quinta-feira, 29 de julho de 2010


Onde você pretende estar amanhã?

por Nelson Sganzerla - nelsonsganzerla@terra.com.br

“Amanhã será um novo dia, da mais louca alegria, que possa imaginar”
Guilherme Arantes.


Adoro essa música e principalmente sua letra, porque fala do amanhã e certamente essa é uma palavra instigante e porque não dizer misteriosa, afinal nenhum de nós sabe do nosso amanhã, diria que é como esperar pelo amor da nossa vida, que irá chegar só amanhã. Desejar por demais concretizar nosso projeto de vida, que irá se realizar somente amanhã.

Só amanhã iremos sair de férias, só amanhã iremos conhecer o filho tão desejado, só amanhã saberemos se fomos aprovados na entrevista daquele emprego desejado, só amanhã sairá à lista de aprovados no vestibular, somente amanhã iremos saber se fomos promovidos, nosso carro novo, nossa nova casa, uma obra de arte enfim...Só amanhã.

Notaram como tudo via de regra acontece amanhã, mas o ponto é; para que tenhamos realizados os nossos sonhos, desejos, projetos e tudo de bom em nossas vidas, precisamos nos preparar hoje, precisamos preparar o campo, limpa-lo das ervas daninhas adubá-lo com um bom fertilizante e semea-lo com boas sementes, para termos uma boa colheita amanhã. Creia sem esse ato nada acontece, nada se torna fértil.

Óbvio, virão às intempéries, chuva, geada, inundação, seca e teremos que estar atentos, afinal corremos o risco de invadirem nossa plantação e tudo destruírem “Orai e Vigiai “ e sobretudo decida hoje o que quer e onde você irá querer estar no amanhã, procure ter esse foco a cada dia e acreditar sempre nesse amanhã, não importa o que esteja fazendo hoje, a idade que tenha e em que situação esteja.

Estamos acostumados a vivenciar o que nos acontece hoje e não temos em geral nenhuma preparação para o amanhã que sempre está por vir, nos tornamos angustiados e ansiosos vivenciamos etapas em nossas vidas muitas vezes amargas que nos rouba a visão que precisamos ter do dia de amanhã, certamente esquecemo-nos de aplicar a experiência que a vida nos da e somos pegos sempre nas mesmas armadilhas.

A vida está aí de portas abertas e janelas escancaradas, para que aprendamos com o que nos acontece e sempre espera de nós a decisão do que desejamos e de onde queremos estar amanhã, caso não decidamos tudo a nossa volta irá se repetir e o universo irá decidir por nós, ricos ou pobres, sábios ou ignorantes todos iremos morrer um dia, portanto escolha o que quer nessa vida e onde irá querer estar amanhã, geralmente nos lamentamos que tudo em nossa vida patina e nada acontece, digo que é por falta de querermos dar uma direção a nossa vida.

É somente a nos que compete tais decisões, nos acomodamos com nossa rotina temos medo das mudanças, falta-nos a ousadia para querer mudar, falta-nos a coragem de remexer o fundo de nossas vidas e ver que por debaixo dos problemas poderá surgir tanta coisa nova não vivida.

Pretenda um amanhã melhor e você terá, direcione sua vida para novas experiências, queira sair do lugar comum que te aprisiona, tal qual uma pérola negra valorosa dentro de uma ostra lá no fundo do oceano, de que adiantará ter esse valor, se ninguém poderá vê-la.

O universo reserva um lugar que é só seu e ninguém poderá tomá-lo, está lá aguardando a sua chegada, só você pode tomar posse deste lugar ninguém mais, portanto não se preocupe se outros hoje estão em melhor situação, esse juízo de valor é você quem geralmente faz, erroneamente, ninguém está melhor; você simplesmente não tomou posse do seu verdadeiro lugar na sua vida, tome posse desse lugar ele lhe pertence, esqueça o outro, o universo tem algo muito melhor para você, basta querer buscar.

De nada adianta ficar praguejando, sentindo-se injustiçado, dizendo a todo mundo que trabalha doze horas por dia, leva trabalho para casa e muitos que não fazem o mesmo se dão muito bem na empresa, isso é perda de tempo, você está focando a sua vida baseado na vida de outra pessoa passa a viver em função de outras pessoas, procure viver a sua vida ela é só sua, ninguém poderá vive-la por você e creia a sua vitória será certa se você souber o que deseja e onde quer estar no amanhã, queira ser miserável e você será, queira ser milionário e você será.

Esse lugar também é seu, entenda, na vida você escolhe o que deseja e o que quer ser amanhã e onde quer estar, no topo de uma pirâmide ou na base dela, a escolha é só sua.

Pense nisso.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Soneto 18 William Shakespeare


Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

domingo, 25 de julho de 2010

Boa Leitura


Oi, gostaria de indicar um livro muito bom, que li em 2007. Chama-se, aqui no Brasil, O caderno de Noah, publicado em 1996 pela editora Objetiva. É um livro de um escritor norte- americano, bastante conhecido, Nicholas Sparks, o mesmo que escreveu a história do filme Um Amor Para Recordar.
Esse livro foi lançado com o título original de The Notebook e deu origem ao filme Diário de Uma Paixão.
Até onde sei, foram publicados poucos exemplares no Brasil, mas certamente não é tão difícil encontrar algum por aí, quem sabe até em sebos. O que sei, é que vale à pena, quem leu adorou e certamente releu.
Uma pequena introdução:
"Um homem com um caderno desbotado e surrado nas mãos. Uma mulher confusa e amedrontada, que guarda lembranças fragmentadas de um amor precioso. Até que ele começa a ler para ela".

Fica a dica.

sábado, 24 de julho de 2010

=))))) Ainda quero dizer isso a alguém:

E estarei ao seu lado por toda a eternidade, sempre
Eu estarei lá até as estrelas deixarem de brilhar
Até os céus explodirem e as palavras não rimarem
E sei que quando eu morrer, você estará em minha mente
E eu te amarei sempre...
(Always)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Memória


Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

(Carlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Coração


A palavra de Deus diz com clareza:
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?"( Jr.17-9)

Muitas pessoas têm se deixado levar pelo coração e por esse motivo, têm mantido-se distantes de Deus. Pois quando dá vazão à voz do coração, o homem ignora a voz de Deus, agindo pela emoção.
A voz do coração é sempre acompanhada de dúvidas, de incertezas, em contrapartida, a voz do espírito de Deus se revela com certeza, preenchendo cada espaço de nosso coração e mente, inoperando a ação das dúvidas. No entanto, para que possamos ouvir o que Deus tem a nos dizer e conhecer sua santa e perfeita vontade, é preciso que haja a troca do velho coração por um coração novo e quebrantado. Pois assim diz a palavra em Ezequias 36-26:

"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo. Tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne."

Essa troca de coração acontece quando deixamos de lado a hipocrisia e reconhecemos o quanto ainda temos nos deixado guiar pela voz de coração. Reconhecer nossos erros é o primeiro sinal de que desejamos uma mudança sincera.
por outro lado, há aquelas pessoas que não conseguem, de forma alguma, se libertar do domínio do seu coração.
há uma certa parábola popular, que diz que o coração é semelhante a um cavalo selvagem. Ou seja, apenas aqueles que possuem um dom ou que adiquiriram muito conhecimento sobre a espécie, são capazes de domá-los. Em nosso caso, trazendo para o lado espiritual, podemos entender que o homem natural, o carnal, não possui poder nem autoridade sobre o coração, somente aquele que é espírito, é capaz de domar seu coração. deixando de ser escravo deste.
É preciso ter o coração puro diante de Deus, nosso Senhor. Porque os acontecimentos em nossas vidas, estão diretamente ligados ao que se passa em nosso coração.
A respeito desse fato, diz o Senhor, em Apocalipse 2-23:

" Eu sou aquele que sonda mente e coração e vos darei a cada um segundo as vossas obras."

Muitas vezes não entendemos o por que de tudo ir mal, o por que de tantos tropeços, de tantas lágrimas. Mas o fato é que do coração procedem todas as fontes da vida. Assim, quando o coração é impuro e sujo, nossa vida será, certamente, de grandes decepções.
Convertei o coração a Deus!
O que Ele nos quer dizer nesse momento é:
" Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração." (Hb. 4-7)

Graça e paz.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CABEÇA X CORAÇÃO

Eu queria compartilhar com você uma das lições mais valiosas que eu já aprendi em minha vida. E essa lição é que eu devo manter a minha cabeça acima do meu coração, ou seja, deixar a minha inteligência me guiar, e não ser guiado pelos meus sentimentos, pelo meu coração.
Isso é importante porque diariamente nós somos bombardeados pela mensagem completamente oposta a esta. Desde os filmes de Hollywood até as celebridades, artistas, livros que se lê, músicas que se ouve no rádio diariamente, até mesmo pessoas de negócios, empresários, nos dizem a todo tempo: “Siga o seu coração. Faça o que você sentir no seu coração; ouça a voz do seu coração.” Você já ouviu isso. Com certeza você sabe do que eu estou falando e já ouviu essa mensagem de alguma forma. Você ouve essa mensagem a todo o tempo porque ela é muito comum.
Só que o problema com esse pensamento é que o coração é enganoso. Como disse Jeremias, o coração é enganoso mais do que todas as coisas (Jeremias 17.9). Ninguém verdadeiramente sabe quão mal ele é. Você gostaria de seguir alguém que é enganoso, enganador? Você gostaria de seguir alguém cujo nível de maldade você não conhece? Eu não penso que você, na sua inteligência, faria isso. Mas, quando você segue o seu coração, é exatamente isso que está fazendo, ou seja, uma receita para destruir a sua própria vida.
Todas as segundas-feiras, pela manhã, contra toda sua vontade, contra o sentimento de cada célula e molécula do seu corpo, você aprende a acordar cedo, sair da sua cama quentinha e ir para o trabalho. Você faz isso contra o sentimento porque sabe que é o certo. Você precisa trabalhar, então, sua mente o força a sair da cama e fazer o que tem que fazer, não importando o que você sente.
Isso significa que você já tem as habilidades necessárias para colocar sua cabeça acima do seu coração. Você já faz isso todas as segundas-feiras de manhã e com certeza em outras áreas menores da sua vida também. O que você precisa agora é transferir esssas habilidades para as outras áreas mais importantes da sua vida, e passar a fazer o que é certo, não importa o que você sente. Não importa se você está com raiva, se está triste, se está feliz, se se sente bem ou se sente mal. Faça o que você tem que fazer, não importa o que você sente ou o que seu coração sente ou faz sentir. Use a sua cabeça, siga a sua inteligência, e o fruto dessas atitudes será muito melhor do que você tem colhido até aqui. (Renato Maduro)

domingo, 18 de julho de 2010

Essa é uma das músicas mais lindas que já ouvi na vida. Uma letra impactante.
Se chama Meu Clamor/ Denise Cerqueira

Luar diz porque chorou?
Quando me encontrou longe do pai
Oh, sol cheio de fulgor, porque não brilhou no seu lugar
E o mar me roubou você e o luar não veio
A noite me abraçou!

Por favor meu Senhor estou só, salva-me!
Ele ouviu meu clamor
Me salvou,
E outra vez me amou!

E o mar devolveu-me o sol
E o luar brilhou no seu lugar
E assim quando eu clamei
Recebi meu Pai e Ele me amou!
Então meu anoitecer, fez amanhecer
Quando eu gritei

Por favor meu Senhor estou só, salva-me!
E Ele ouviu meu clamor
Me salvou,
E outra vez...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

"A beleza salvará o mundo." ( Dostoievski)

A Lista

Faça uma lista de grandes amigos,
quem você mais via há dez anos atrás...
Quantos você ainda vê todo dia ?
Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista dos sonhos que tinha...
Quantos você desistiu de sonhar?
Quantos amores jurados pra sempre...
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece,
na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora...
Quantos mistérios que você sondava,
quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo,
era o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava,
quantas você teve que cometer ?
Quantas canções que você não cantava,
hoje assobia pra sobreviver ...
Quantos segredos que você guardava,
hoje são bobos ninguém quer saber ...
Quantas pessoas que você amava,
hoje acredita que amam você?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Quando meu amor partir
Cá restará apenas o brilho
Dos meus olhos
Fundido com a luz do luar
Rasgando a escuridão ferina.
Apenas o soluço do meu pranto
Enquanto cada estrela se derramará
Em lágrimas
Banhando meu corpo abásico.
Secará minha saliva
Até a derradeira gota
E as batidas do meu atoleimado coração
Regerão a melodia do adeus.
Só então, minha alma descansará
Até que nasça outra vez o sol
E com o dia, volte o amor.

(Alyne Ferreira)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Arte De Ser Feliz


HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos
dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.

HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz.

HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, a às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra
esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e
outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles